Nossas Ações

jornada

Promovida a cada dois anos, a Jornada Nacional do Jovem Rural reúne jovens e educadores do campo de todas as regiões do país, ligados a organizações que investem e trabalham com projetos de Educação do Campo, para troca de experiências e pauta de ações futuras. A primeira edição, realizada na cidade de Gramado (RS), em 2005, reuniu 300 participantes e teve como tema o empreendedorismo. Foi o pontapé inicial para a criação da Rede Jovem Rural.

Em 2007, a segunda edição foi realizada em Luziânia (GO) e Brasília (DF), e reuniu cerca de 700 participantes para debater sobre políticas públicas e desenvolvimento rural sustentável. Ao final, os resultados das discussões foram condensados em uma carta entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Doutor Arlindo Chinaglia. Em sua terceira edição, em 2009, a jornada teve como tema “Trabalho e Sustentabilidade do Campo” e foi realizada pela primeira vez em um espaço rural, em Glória do Goitá (PE), reunindo 800 participantes.

Em 2011, a IV Jornada reuniu 400 participantes e foi realizada em Domingos Martins (ES), com o tema “Por uma agricultura familiar, profissional e inovadora”. Em 2013, o encontro voltou para a região Sul do Brasil e reuniu 300 participantes em Bocaiúva do Sul (PR) para discutir quais são os “Novos caminhos para a agricultura familiar”.

* Veja os posts relacionados à Jornada Nacional do Jovem Rural

Conhecer novas culturas, paisagens e sotaques é uma aventura que amplia horizontes e transforma paradigmas! Assim é o Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, outra iniciativa da Rede Jovem Rural que teve sua primeira edição no ano de 2006.

Os objetivos do intercâmbio são:
– Favorecer a integração de jovens rurais, participantes de diferentes programas e/ou ações institucionais de desenvolvimento rural sustentável;
– Realizar ações que contribuam para o estabelecimento de uma rede focada no empreendedorismo do jovem rural;
– Desenvolver noções de cidadania, propiciando melhor compreensão das diferenças entre regiões e territórios.

Sob a coordenação do Instituto Souza Cruz, o intercâmbio é uma iniciativa voltada para o aprendizado e a troca de experiências entre as diferentes realidades sociais do meio rural brasileiro. A ação teve ainda duas edições em 2008 e 2010, que culminaram na publicação do livro “Vozes e Visões do Campo” e da revista “Conexões Rurais”.

* Veja os posts relacionados ao Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento profissional dos educadores rurais, a Rede Jovem Rural, implementou em 2010 a Vivência Profissional, iniciativa piloto que proporcionou aos profissionais de Educação do Campo o conhecimento in loco de boas práticas no meio rural.

Referências em Educação do Campo, as entidades participantes compartilharam suas expertises e durante uma semana, diversos educadores tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos, vivenciar outras experiências educacionais e conhecer as particularidades regionais que afetam o ensino no campo.

* Veja os posts relacionados à Vivência Profissional